ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA REABERTURA DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM 2021:

os desafios impostos nas desigualdades sociais nas infâncias

Autores

  • Fernanda Costa da Silva
  • Larisse da Cruz Guedes

Resumo

Partindo da ideia de que a pandemia ocasionada pela Covid-19 influenciou e intensificou as desigualdades entre os estudantes no Brasil, este trabalho tem como objetivo compreender o processo de Alfabetização e Letramento na reabertura de uma escola pública de Belo Horizonte no ano de 2021. Além disso, foram feitas entrevistas com professoras e coordenadoras em uma escola municipal, com o intuito de identificar os desafios e as possibilidades na alfabetização surgidos durante o período pandêmico. Concluiu-se que a pandemia criou uma defasagem entre os alunos, além de ter sido perceptível a importância dos pais no acompanhamento dos alunos e a necessidade da escola em se posicionar por meio de estratégias para minimizar os impactos desse período.

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Publicado

2024-07-05

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES