ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA REABERTURA DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM 2021:
os desafios impostos nas desigualdades sociais nas infâncias
Resumo
Partindo da ideia de que a pandemia ocasionada pela Covid-19 influenciou e intensificou as desigualdades entre os estudantes no Brasil, este trabalho tem como objetivo compreender o processo de Alfabetização e Letramento na reabertura de uma escola pública de Belo Horizonte no ano de 2021. Além disso, foram feitas entrevistas com professoras e coordenadoras em uma escola municipal, com o intuito de identificar os desafios e as possibilidades na alfabetização surgidos durante o período pandêmico. Concluiu-se que a pandemia criou uma defasagem entre os alunos, além de ter sido perceptível a importância dos pais no acompanhamento dos alunos e a necessidade da escola em se posicionar por meio de estratégias para minimizar os impactos desse período.
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O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
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3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).