TECENDO MEMÓRIAS:
a experiência de construção de um arquivo documental histórico escolar por alunos da educação básica
Resumo
O presente artigo apresenta e analisa fontes documentais localizadas a partir do projeto de Iniciação Científica da Escola Estadual Diogo de Castro, localizada na cidade de Papagaios, Minas Gerais, intitulado “A Escola Estadual Diogo de Castro - sua trajetória e desenvolvimento educacional”. Desenvolvido por alunos(as) do Ensino Médio, matriculados no turno matutino e vespertino. Essa pesquisa buscou compreender a história da instituição de ensino a partir de fontes documentais utilizadas na criação de um arquivo histórico documental escolar. Como parte do processo de análise documental, os(as) alunos(as) realizaram as seguintes etapas: catalogação, higienização e organização do arquivo escolar, disponível na biblioteca da escola. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou na gestão e organização de documentos (Brandão et al., 2011). No que se refere ao aporte teórico, fundamenta-se na História das Instituições Escolares, campo da história que se dedica a examinar a escola a partir da sua perspectiva historiográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).