IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO NAS QUESTÕES DE SITUAÇÕES ADVERSAS
Resumo
O atendimento escolar de qualidade na primeira infância representa um mecanismo de mudança social, com a oferta de oportunidades iguais para todos. Para a Psicologia escolar, há um papel de promover a qualidade social a partir da transmissão de conhecimentos e garantir que os sujeitos, emancipados e independentes, desenvolvam competências para a vida em sociedade. Entretanto, nem sempre os espaços escolares apresentam um ambiente favorável para o desenvolvimento das habilidades dos alunos e promoção e aplicação de políticas públicas. O presente trabalho propõe uma pesquisa bibliográfica, sendo, portanto, de natureza descritiva e exploratória, além de se apresentar como uma extensão de pesquisa de doutorado pela Universidade Federal do Pará. Foram consideradas as seguintes etapas: 1) leitura e interpretação do corpus; 2) seleção e análise de material bibliográfico relacionado ao estudo comparado da Literatura, através de leituras, releituras, fichamentos, seleção de trechos para análise, seguindo a dedução, a inferência, a suposição e discussão, para que, dessa forma, possamos chegar ao êxito da proposta apresentada. Dessa maneira, consideramos a necessidade de parceria entre o atendimento escolar na primeira infância e a família, contribuindo significativamente em processos do desenvolvimento integral do infante, pois possibilita um ambiente acolhedor e propicio. Finalmente, é relevante focarmos no ambiente escolar a qualidade nas primeiras relações entre a família e a criança, para que ocorra, mesmo em vivências de situações adversas, desenvolvimento de habilidade com integralidade da infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).