IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO NAS QUESTÕES DE SITUAÇÕES ADVERSAS

Autores

  • Francisca Tatiana Gonçalves Dourado
  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva

Resumo

O atendimento escolar de qualidade na primeira infância representa um mecanismo de mudança social, com a oferta de oportunidades iguais para todos. Para a Psicologia escolar, há um papel de promover a qualidade social a partir da transmissão de conhecimentos e garantir que os sujeitos, emancipados e independentes, desenvolvam competências para a vida em sociedade. Entretanto, nem sempre os espaços escolares apresentam um ambiente favorável para o desenvolvimento das habilidades dos alunos e promoção e aplicação de políticas públicas. O presente trabalho propõe uma pesquisa bibliográfica, sendo, portanto, de natureza descritiva e exploratória, além de se apresentar como uma extensão de pesquisa de doutorado pela Universidade Federal do Pará. Foram consideradas as seguintes etapas: 1) leitura e interpretação do corpus; 2) seleção e análise de material bibliográfico relacionado ao estudo comparado da Literatura, através de leituras, releituras, fichamentos, seleção de trechos para análise, seguindo a dedução, a inferência, a suposição e discussão, para que, dessa forma, possamos chegar ao êxito da proposta apresentada. Dessa maneira, consideramos a necessidade de parceria entre o atendimento escolar na primeira infância e a família, contribuindo significativamente em processos do desenvolvimento integral do infante, pois possibilita um ambiente acolhedor e propicio. Finalmente, é relevante focarmos no ambiente escolar a qualidade nas primeiras relações entre a família e a criança, para que ocorra, mesmo em vivências de situações adversas, desenvolvimento de habilidade com integralidade da infância.

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES