O(A) PEDAGOGO(A) EM ESPAÇOS EDUCATIVOS ALÉM DO ÂMBITO ESCOLAR:
um balanço da produção científica brasileira
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma investigação e aborda o Estado do Conhecimento da produção científica brasileira relativa ao(à) pedagogo(a) em espaços não escolares. A metodologia compreendeu a consulta, seleção e leitura dos resumos de dissertações e teses disponibilizadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), defendidas entre 2006 e 2018. Como descritores foram utilizadas as palavras-chave: pedagogo(a); atuação profissional; educação não formal; espaços não escolares. Mediante os dados analisados, foi possível explicitar quais loci contam com a presença de pedagogos(as); a finalidade das pesquisas; os desenhos, além de possibilitar reflexões sobre uma metapesquisa no campo da formação de professores e trazer contribuições para pensar a formação de pedagogos(as) para espaços não escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).