Dimensões do processo ensino-aprendizagem: desafios à prática docente

Autores

  • Vera Lúcia Lins Sant'Anna PUC Minas

Resumo

Este trabalho propõe-se a colocar em discussão os postulados e princípios que têm orientado as dimensões do processo ensino-aprendizagem no atual contexto educacional. É necessário entender os paradigmas de conhecimento que estão surgindo, o que permitirá ao profissional da educação vislumbrar possibilidades concretas de investigação de suas práticas educativas. Refletir sobre a sala de aula com todas as suas contradições é o nosso objetivo, levantando questões que estejam organizadas em torno da resolução de problemas práticos de sala de aula que sejam significativos para os sujeitos envolvidos e que estejam, portanto, diretamente relacionados às concepções sobre ensino-aprendizagem veiculadas por eles nos diversos momentos do processo. O novo princípio educativo exige do professor um novo perfil, que tenha domínio do fazer pedagógico, novas atitudes e comportamentos perante a sociedade e sua prática docente.

Palavras-chave: Educação; Ensino-aprendizagem; Concepções; Desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lins Sant'Anna, PUC Minas

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil (2001)
Atuação em Ensino-Aprendizagem, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino
Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2009-07-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS