Dimensões do processo ensino-aprendizagem: desafios à prática docente
Resumo
Este trabalho propõe-se a colocar em discussão os postulados e princípios que têm orientado as dimensões do processo ensino-aprendizagem no atual contexto educacional. É necessário entender os paradigmas de conhecimento que estão surgindo, o que permitirá ao profissional da educação vislumbrar possibilidades concretas de investigação de suas práticas educativas. Refletir sobre a sala de aula com todas as suas contradições é o nosso objetivo, levantando questões que estejam organizadas em torno da resolução de problemas práticos de sala de aula que sejam significativos para os sujeitos envolvidos e que estejam, portanto, diretamente relacionados às concepções sobre ensino-aprendizagem veiculadas por eles nos diversos momentos do processo. O novo princípio educativo exige do professor um novo perfil, que tenha domínio do fazer pedagógico, novas atitudes e comportamentos perante a sociedade e sua prática docente.
Palavras-chave: Educação; Ensino-aprendizagem; Concepções; Desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).