Um olhar pedagógico sobre o projeto cultural da FALE/BHtrans – “leitura para todos” – no interior dos ônibus: repercussões e alternativas na prática da leitura
Resumo
A Faculdade de Letras da Universidade Federal/MG vem desenvolvendo desde 2004, em Belo Horizonte, o projeto “Leitura para Todos”, com o objetivo de proporcionar o conhecimento da literatura brasileira nos ônibus da capital, fomentando assim o gosto pela leitura em seus usuários. Analisar esse projeto como uma das práticas educativas inseridas na sociedade contemporânea é o principal objeto desta reflexão. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A leitura é um ponto fundamental para o ser humano, pois, por meio dela, ampliam-se visões e interpretações sobre o mundo e a vida como um todo. Sabe-se que o hábito da leitura é influenciado por diversos motivos e um deles está ligado à escolarização. Foi possível perceber que o projeto tem repercutido positivamente, servindo de referência para outras cidades brasileiras.Palavras-chave: Leitura; Literatura; Sociedade; Textos literários e cultura.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).