O desenho como prática educativa na educação infantil: um salto qualitativo na aprendizagem

Autores

  • Douglas de Castro Seabra
  • Heloísa Helena Galúcio da Costa Aguiar
  • Márcia de Souza dos Santos
  • Simone Cristina Fernandes
  • Wanda Maria Soares Gomes Ribeiro
  • Orient.: Vera Lúcia Lins Sant’Anna

Resumo

O presente trabalho aborda o tema do desenho na educação infantil como uma prática educativa que pode vir a contribuir no processo ensino-aprendizagem da criança. Para isso foi necessário, primeiramente, constituir o arcabouço teórico da pesquisa, em seguida, foi elaborado o plano de ação que viesse a nortear a pesquisa para o próximo passo, a pesquisa de campo. O estudo do tema torna-se importante uma vez que o profissional da educação infantil deve compreender e utilizar o desenho como uma prática educativa benéfica ao desenvolvimento da criança e à sua aprendizagem nas séries iniciais. O trabalho aborda quatro momentos da pesquisa: uma breve historiografia do estudo do desenho infantil, a evolução do desenho infantil, alguns dos tipos de desenho que podem ser utilizados pelo educador e, por último, a relação existente entre o desenho e a aprendizagem para as crianças da educação infantil.

Palavras-chave: Desenho infantil; Ensino-aprendizagem; Práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS