O desenho como prática educativa na educação infantil: um salto qualitativo na aprendizagem
Resumo
O presente trabalho aborda o tema do desenho na educação infantil como uma prática educativa que pode vir a contribuir no processo ensino-aprendizagem da criança. Para isso foi necessário, primeiramente, constituir o arcabouço teórico da pesquisa, em seguida, foi elaborado o plano de ação que viesse a nortear a pesquisa para o próximo passo, a pesquisa de campo. O estudo do tema torna-se importante uma vez que o profissional da educação infantil deve compreender e utilizar o desenho como uma prática educativa benéfica ao desenvolvimento da criança e à sua aprendizagem nas séries iniciais. O trabalho aborda quatro momentos da pesquisa: uma breve historiografia do estudo do desenho infantil, a evolução do desenho infantil, alguns dos tipos de desenho que podem ser utilizados pelo educador e, por último, a relação existente entre o desenho e a aprendizagem para as crianças da educação infantil.Palavras-chave: Desenho infantil; Ensino-aprendizagem; Práticas educativas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).