A Educação Religiosa no ensino fundamental: desafios e perspectivas à prática docente

Autores

  • Luzinete Rodrigues dos Santos
  • Michelle Lopes Faria
  • Nilmair Machado de Oliveira
  • Pollyana Patrícia Dada
  • Sheilla Letícia de Castro Ferreira
  • Vanessa Pereira de Carvalho
  • Vívian Souza Ribeiro
  • Orient.: Vera Lúcia Lins Sant’Anna

Resumo

O presente artigo aborda os desafios da Educação Religiosa no Ensino Fundamental, levando em consideração a prática dessa disciplina nas escolas públicas (estadual e municipal) e nas escolas confessionais cristãs. O artigo faz uma reflexão relacionada com as diferenças entre a concepção de Educação Religiosa nas escolas públicas e nas escolas confessionais cristãs, levando em consideração a historiografia da Educação Religiosa no Brasil, explicando a origem da disciplina – que recebia o nome de Ensino Religioso –, o caminho que foi traçado por ela, os rumos que tomou ao longo da história e os desafios que enfrentou para se tornar uma disciplina reconhecida na grade escolar. O objetivo desse artigo é analisar a proposta da disciplina Educação Religiosa desenvolvida nas escolas públicas (estadual e municipal) e nas escolas confessionais cristãs. 

Palavras-chave: Educação religiosa; Escolas públicas e confessionais; Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS