Docência no ensino superior em tempos de crise: apontamentos para um debate
Resumo
Este ensaio discute e reflete sobre o exercício docente no ensino superior nacontemporaneidade, especificamente na área de Ciências Humanas, considerada“em crise” por muitos discursos sobre o assunto. Para isto, aborda tempos eespaços compartilhados por professores e alunos, currículos e outros artefatos dacultura escolar, pois, entendo que o trabalho docente se realiza em meio adinâmicas marcadas por questões de outras ordens, nem sempre de naturezaacadêmica. E que, não raro, desfavorecem a autonomia, a criatividade e ainventividade próprias das relações de aprendizagem. O objetivo é oferecerelementos para se pensar na referida crise como forma de ampliar a compreensãode sua real existência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-17
Edição
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).