Ensino da LIBRAS como instrumento de inclusão educacional nos cursos de licenciatura: desafios, realidades e necessidades

Autores

  • Michelle Andrea Murta PUC Minas
  • Thais Alessandra Silva Felomeno PUC Minas
  • Thais Mechler Fernandes PUC Minas

Palavras-chave:

LIBRAS. Formação docente. Educação. Educação inclusiva.

Resumo

A oficialização da LIBRAS como uma língua é relativamente recente, bemcomo a adoção desta como disciplina obrigatória na formação de professores. Essainclusão em ambiente acadêmico deu-se a partir da necessidade de se prepararprofissionais capazes de ensinar os alunos surdos em escolas da rede pública eparticular. No entanto, essa formação de futuros docentes não é tão efetiva comodeveria. Há obstáculos que devem ser ultrapassados por meio de iniciativa dasinstituições acadêmicas e dos discentes das mesmas. A escassez de material e apequena carga horária que, por sua vez, não é padronizada são alguns dos desafiosa serem enfrentados para a efetiva inclusão educacional dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Michelle Andrea Murta, PUC Minas

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora auxiliar da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: libras e vocabulario em libras.

Thais Alessandra Silva Felomeno, PUC Minas

Graduanda em Pedagogia pela PUC Minas.

Thais Mechler Fernandes, PUC Minas

Atualmente é extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pibidiana da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação.

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Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS