Docência influenciada pela perspectiva religiosa: um estudo de caso em uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Laicidade do Estado, Educação como Sacerdócio, Identidade Religiosa, Educação InfantilResumo
A laicidade do Estado é uma conquista que deve ser defendida nasinstituições públicas. A partir dessa questão, o presente estudo discute como aformação religiosa pode influenciar a prática pedagógica de professoras deuma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Paratanto, a investigação foi realizada por meio da observação do cotidiano escolare das práticas em sala de aula, além de entrevistas com o corpo docente a fimde identificar a formação religiosa de cada professor e como o mesmo percebesua própria prática pedagógica. Este trabalho se volta sobre a EducaçãoInfantil por compreender a criança pequena, com idades entre zero e cincoanos, numa condição de “desvantagem” perante o adulto, por estar começandoa construir sua relação com o mundo. Sobre ela, o adulto tem mais força demanipulação. Outra questão destacada refere-se à história da Educaçãobrasileira que reforça a docência como sacerdócio no País desde o BrasilColônia, passando pela República. O que foi constatado nas entrevistas é queos rituais religiosos percebidos em sala de aula e na escola são naturalizados ecristalizados, mas os argumentos que os sustentam são atuais efundamentados na literatura da área. Essa naturalização foi percebida comoum elemento histórico cultural. A laicidade é uma conquista, consequência dasecularização do ocidente que garante que o Estado não seja regido por umaúnica religião. Entretanto, não se trata de uma crise total da religião. Seria maisuma crise das instituições religiosas garantindo-nos liberdade de credo epostura imparcial para se pensar, por exemplo, o trabalho educativo eminstituições públicas, foco deste trabalho. A análise da pertença religiosa foi possível por meio das entrevistas. Cada pessoa tem uma maneira particular devivenciar suas experiências religiosas. O sentido que ela dá a essasexperiências diz sobre sua abertura para a pluralidade de credos e, portanto,para a laicidade. A formação inicial dessas professoras deveria apresentarquestões dessa natureza para capacitar o professor a lidar com a pluralidadereligiosa nas salas de aula das instituições públicas. O que o trabalho mostrou,entretanto, é que tais questões são abordadas de maneira periférica oueventual nos cursos de licenciatura. Constatou-se, pois, que na escola campodeste estudo ou se praticam ações pedagógicas com base em uma únicaconfissão, a cristã, ou deixam-se temas dessa natureza, que surgem nocotidiano da escola, para a esfera privada, para as famílias. As teorias acercada educação laica, plural e democrática, aqui apresentadas, não são praticadasna escola investigada, por grande parte dos docentes.Downloads
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Publicado
2015-04-06
Edição
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC
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