UMA INTRODUÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO BÁSICO DA SOCIOLOGIA: o papel do professor
Keywords:
Ensino de Sociologia. Aprendizagem significativa. Metodologia de ensino.Abstract
Esse artigo trabalha com a perspectiva da aprendizagem significativa para o ensino de sociologia no ensino médio. Tal perspectiva é proposta, uma vez que se entende que a aprendizagem significativa trás para os alunos de ensino médio um desafio maior na compreensão das discussões dos conteúdos de sociologia no ensino médio. Parte-se do suposto que os alunos sendo adolescentes e jovens procuram compreender os conceitos por meio de interações cotidianas e não mais por metodologias convencionais de ensino. Mesmo sendo essas utilizadas propõe-se que no ensino de sociologia haja uma diversificação. Nesse sentido o objetivo geral do artigo é: discutir a possibilidade de promover a aprendizagem significativa no ensino da Sociologia para os alunos do ensino médio. Em relação à metodologia do trabalho partiu-se de pesquisa bibliográfica sobre o tema de aprendizagem significativa para que se possa pensar sobre o ensino de sociologia, bem como da proposta do Currículo Básico Comum de sociologia proposto pela Secretaria Estadual de Educação. Assim percebe-se que mesmo sendo lançando como um desafio aos professores de ensino médio que lecionam sociologia a aprendizagem significativa é uma proposta de mudar o ensino desse conteúdo e valorizar o ensino dando sentido e ensinando outra forma de pensar tanto para os docentes quanto para os alunos nesse segmento de ensino
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