CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE

Authors

  • Lenise Maria Ribeiro Ortega Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC
  • Teresinha Zelia Pinto de Queiróz

Keywords:

currículo, educação a distância on-line, modalidade de ensino

Abstract

O objetivo do tema desenvolvido no artigo é realizar uma reflexão sobre o currículo na educação a distância on-line, evidenciando as preocupações e necessidades que se apresentam na modalidade de ensino que utiliza atividades pedagógicas síncronas e assíncronas como ferramenta de viabilização do processo curricular formativo, como é o caso dos cursos oferecidos em nível de graduação e pós-graduação. O procedimento teórico-metodológico construído se pautou nas leituras e estudos sobre a educação a distância on-line e nas diferentes concepções de currículo que sustentam o sistema educacional ao longo dos tempos. Para tanto, buscamos na literatura nacional e internacional, os aportes teóricos que fundamentaram nossa abordagem e nos levaram a indagações sobre a o modelo curricular adotado na educação a distância on-line. Ao final, foram tecidas algumas considerações sobre a proposta curricular para a educação a distância on-line.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lenise Maria Ribeiro Ortega, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Teresinha Zelia Pinto de Queiróz

Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre Especialista em Saúde Mental, Álcool e Drogas pela Faculdade de Medicina - UFBA. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Aperfeiçoamento em Educação Especial pela Fundação Catarinense. Mestre em Engenharia de Produção com Ênfase em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Published

2016-08-19

Issue

Section

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS