SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM GÊNERO TEXTUAL, INÚMEROS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E INCONTÁVEIS SURPRESAS

Authors

  • Denília Teixeira dos Santos

Keywords:

Alfabetização. matemática. interdisciplinaridade. ludicidade. sequência didática.

Abstract

O presente artigo traz um relato de experiência em uma turma de alfabetização da rede pública, cujo planejamento tinha como objetivo elencar, em Língua Portuguesa e em Matemática, capacidades a serem trabalhadas a partir de sequências didáticas, que contemplassem as metas de trabalho a serem alcançadas com a turma, considerando como objetivo principal desenvolver a leitura, escrita, produção de texto e cálculos em situações problemas. A necessidade de promover um trabalho interdisciplinar, rompendo com áreas de conhecimentos distantes umas das outras, com conteúdos estanques e pouco significativos para os estudantes, propiciou momentos de intenso deleite e aprendizagens múltiplas por meio de um diálogo coeso entre as áreas de conhecimento, utilizando a linguagem como elo entre elas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Denília Teixeira dos Santos

ossui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UNI-BH(1999) e mestrado em Educação pela PUC-MG (2012), especialização em Educação Inclusiva pela UEMG (2009). Com atuação na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede educação pública desde 1995, tem como foco o processo ensino-aprendizagem. Atuou como pedagoga na rede pública, além de atuar em gestão pedagógica, junto à escolas de Ensino Fundamental na Gerência de Educação da regional Nordeste, do Município de Belo Horizonte. Apresenta experiência na docência superior em cursos de graduação e pós-graduação, no departamento de Educação e de Psicologia da PUC/MG, com ênfase no processo de alfabetização e letramento. Vem atuando desde 2013, pela PBH/SMED, como Orientadora de Estudos do PNAIC/MEC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)

Published

2016-08-19

Issue

Section

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS