SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UM GÊNERO TEXTUAL, INÚMEROS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E INCONTÁVEIS SURPRESAS
Keywords:
Alfabetização. matemática. interdisciplinaridade. ludicidade. sequência didática.Abstract
O presente artigo traz um relato de experiência em uma turma de alfabetização da rede pública, cujo planejamento tinha como objetivo elencar, em Língua Portuguesa e em Matemática, capacidades a serem trabalhadas a partir de sequências didáticas, que contemplassem as metas de trabalho a serem alcançadas com a turma, considerando como objetivo principal desenvolver a leitura, escrita, produção de texto e cálculos em situações problemas. A necessidade de promover um trabalho interdisciplinar, rompendo com áreas de conhecimentos distantes umas das outras, com conteúdos estanques e pouco significativos para os estudantes, propiciou momentos de intenso deleite e aprendizagens múltiplas por meio de um diálogo coeso entre as áreas de conhecimento, utilizando a linguagem como elo entre elas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-08-19
Issue
Section
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).