ENTRE A “EDUCAÇÃO RURAL” E A “EDUCAÇÃO DO CAMPO”: LEITURAS POSSÍVEIS COM BASE NA ANÁLISE DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 4.024, DE 1961, E N.º 9.394, DE 1996
Keywords:
ensino rural, educação do campo, Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalAbstract
Este artigo tem como objetivo elencar alguns aspectos presentes nas leis de diretrizes e bases da educação nacional de 1961 e 1996, que expressam o processo de mudança entre a concepção de escolarização no meio rural para a concepção de educação do campo, conforme demanda dos movimentos sociais. Com base em uma perspectiva histórica, pretende-se realizar uma breve análise dos contextos sociopolíticos que deram abertura para que um novo cânone para o ensino nas escolas em meio rural pudesse emergir e passasse a ser considerado nacionalmente no âmbito das políticas públicas educacionais.
PALAVRAS-CHAVE
ensino rural; educação do campo; Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).