VISITA AO MUSEU MINAS VALE:Uma percepção sobre a relação entre educação formal e não formal

Authors

  • Priscila Hameze Pinto Faminas BH
  • Rúbia Mara Castro Faminas BH

Keywords:

museu, escola, práticas educativas.

Abstract

O presente estudo faz uma reflexão acerca do espaço museológico, tendo como objetivo geral conhecer as potencialidades formativas desse espaço e como objetivos específicos identificar as práticas educativas presentes no museu, analisar as possibilidades de complementação na formação do aluno que visita o museu, além de identificar as perspectivas formativas do museu como espaço de memória, pesquisa e cidadania. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando a técnica de observação “in loco”. Uma das conclusões do trabalho é de que, sendo o museu um espaço de educação não formal, ao mesmo tempo em que reproduz práticas educativas históricas, configura-se como fonte de estudos, conserva memórias, culturas e produz conhecimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Hameze Pinto, Faminas BH

Graduanda em Pedagogia,5º período. Faculdade Faminas BH

Rúbia Mara Castro, Faminas BH

Mestre em educação. PUC-MG

Published

2019-10-27

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES