O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E O “R” RETROFLEXO:
construção da variabilidade linguística no Brasil
Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de natureza teórico-conceitual em que se discutem algumas conjecturas no campo da Linguística e a relação com o preconceito vivido por sujeitos que compartilham uma variabilidade linguística existente no Brasil, o erre retroflexo. Busca-se explicitar e compreender em que medida tais fenômenos sistematizam dentro do uso da língua e, consequentemente, da sua variabilidade e do preconceito sofrido por sujeitos com essa característica. Nesse contexto, assinala-se a necessidade de estudos que tratem das vicissitudes psicossociais e linguísticas, de maneira igualitária e livre de preconceito, por meio da língua e de suas peculiaridades dentro dos processos de desenvolvimento humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).