A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo teve como objetivo uma reflexão sobre a importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O lúdico é um instrumento imprescindível para o processo de aprendizagem, serve para gerar interesse no aluno, para que possa raciocinar e ser desafiado. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica, com embasamento em teóricos que apresentam o lúdico enquanto ferramenta a ser utilizada como recurso de práticas pedagógicas para o ensinar. Evidencia-se que as atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, e existe uma gama enorme de tipos e modelos de aplicação. Nesse contexto, o professor deve compreender a realidade de seus alunos e propor um planejamento com essas atividades, de forma que sua aplicabilidade seja de fato um instrumento pedagógico a melhorar a aprendizagem, desenvolver e motivar os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).