Escritores da liberdade: Uma análise do filme à luz da concepção de currículo

Autores

  • Sérgio de Freitas Oliveira PUC Minas.

Palavras-chave:

Currículo, prática de ensino, papel do professor, inclusão.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito da concepção de currículo a partir da
análise do filme Escritores da Liberdade. Um currículo expressa um projeto de homem
e de sociedade, podendo promover a inclusão ou a exclusão, dependendo da forma
como é desenvolvido. Há que se destacar, aqui, a importância fundamental do papel do
professor: suas convicções, a forma como se coloca no meio em que atua, como enxerga
o aluno. No filme, o sucesso da professora ilustra, de modo exemplar, a importância de
um trabalho construído com base no conhecimento da realidade, ancorado nas
convicções, na determinação e na ousadia da professora, que transgride para romper
com a mesmice impregnada na tradição escolar.

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Biografia do Autor

Sérgio de Freitas Oliveira, PUC Minas.

Professor da PUC Minas.

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Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS