Educação sob a ótica feminina: contribuição de uma cultura religiosa
Keywords:
Educação e gênero. Mulher e educação. Cultura Religiosa.Abstract
O tema Educação sob a ótica feminina: contribuição de uma cultura religiosa tem a pretensão de refletir sobre o lugar e o papel da mulher na educação. Para situar melhor o tema, deve-se circunscrevê-lo: Educação sob a ótica feminista, visto que o movimento feminista se peculiariza pelo caráter ideológico e crítico, pois, introduzida a questão de gênero, forçou o feminismo a avançar no plano teórico. Contrapõe-se, radicalmente, ao poder patriarcal que sobrevive ainda nos dias de hoje, sutilmente ou não, disfarçado em “igualdade”, “competência” e “liberdade” de disputa e concorrência. A questão de gênero no campo educacional tem evoluído bastante. A Cultura Religiosa tem contribuído para o debate desta temática, porém vem deparando com desafios e incompreensões e, ainda, tem muito a construir e a avançar. Educação e gênero são uma temática que vem sendo discutida por teólogos e educadores, em vários estados do Brasil. Gênero e Educação se tornaram um tema transversal que perpassa diversos setores da sociedade, como as Comunidades Eclesiais de Base, várias Igrejas cristãs, setores políticos, sociais e econômicos. Trata-se de tema que interessa e se constitui como preocupação por parte de setores ligados à educação, inclusive da Associação Educacional Católica (AEC – NACIONAL) que abriu espaço para refletir esta temática em um dos seus Congressos.Downloads
Download data is not yet available.
Issue
Section
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).