Educação escolar brasileira e o mundo de Oz

Authors

  • Ricardo Moreira Figueiredo Filho PUC Minas.

Keywords:

Educação escolar, Paradoxos, Responsabilidade Social, Cinema.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre algumas características gerais da educação escolar brasileira na atualidade, embora seja impossível generalizar todas as áreas, cursos e seus vieses. Entretanto, já há dados estatísticos paradoxais e práticas cotidianas vivenciadas em vários setores econômicos que se expandiram nos últimos anos. Esses demonstram ausências de mão-de-obra qualificada, tanto a nível de graduação como técnico, reflexo de um país que vive um descompasso entre crescimento econômico e a melhoria do nível de sua educação acadêmica. Aborda-se também o anacronismo ideológico do conceito de “curso superior” ao se referir às graduações e a confusão existente entre educação familiar e educação escolar, mesmo que, muitas vezes, essas se interliguem dialéticamente, os papéis sócio-profissionais dos professores têm se dilatado. Além da importância do lúdico, da auto-estima, do desejo e da persitência durante os processos de construção de conhecimentos, tendo como instrumento simbólico-metodológico o filme O Mágico de Oz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Moreira Figueiredo Filho, PUC Minas.

Mestre em História Cultural pela Faculdade de Letras do Porto – Portugal. Professor de História das Revoluções das Faculdades Arnaldo Jansen e Professor Substituto de História da Arte e Formação do Mundo Contemporâneo da PUC Minas.

Issue

Section

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS