Educação escolar brasileira e o mundo de Oz
Keywords:
Educação escolar, Paradoxos, Responsabilidade Social, Cinema.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar e refletir sobre algumas características gerais da educação escolar brasileira na atualidade, embora seja impossível generalizar todas as áreas, cursos e seus vieses. Entretanto, já há dados estatísticos paradoxais e práticas cotidianas vivenciadas em vários setores econômicos que se expandiram nos últimos anos. Esses demonstram ausências de mão-de-obra qualificada, tanto a nível de graduação como técnico, reflexo de um país que vive um descompasso entre crescimento econômico e a melhoria do nível de sua educação acadêmica. Aborda-se também o anacronismo ideológico do conceito de “curso superior” ao se referir às graduações e a confusão existente entre educação familiar e educação escolar, mesmo que, muitas vezes, essas se interliguem dialéticamente, os papéis sócio-profissionais dos professores têm se dilatado. Além da importância do lúdico, da auto-estima, do desejo e da persitência durante os processos de construção de conhecimentos, tendo como instrumento simbólico-metodológico o filme O Mágico de Oz.Downloads
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ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
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