A inclusão dos marginalizados na escola

Authors

  • Alice Cristina Ramos de Almeida PUC Minas
  • Sérgio de Freitas Oliveira PUC Minas

Abstract

Este artigo traz à discussão a realidade atual, em que muitas pessoas são excluídas, vivendo às margens da sociedade. Uma das grandes dificuldades encontradas por essas pessoas é se manterem na escola. A partir do filme Vem dançar, este artigo discute a postura dos professores e dos gestores escolares diante da inclusão escolar dessas pessoas e levanta as seguintes questões: Qual o papel da escola diante dessa situação? Como a escola pode devolver a esses jovens sua dignidade perdida? Como os educadores podem se posicionar diante dessas pessoas?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sérgio de Freitas Oliveira, PUC Minas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988) e graduação em Letras - Português e Latim pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971). Atualmente é professor adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado ao Departamento de Educação e autônomo da Fundação Universidade de Itaúna, coordenando a equipe de provas do vestibular. Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Estágio Supervisionado, seleção docente, educação básica, educação inclusiva, formação de professores, extensão universitária, assessoria técnica e pedagógica, revisão de textos.

Published

2013-02-22

Issue

Section

COMUNICAÇÕES/COMUNICATION