A importância do pedagogo em duas instituições hospitalares de Belo Horizonte: Desafios e Conquistas
Keywords:
Pedagogo. Direito. Hospital. Educação.Abstract
O presente texto tem como objetivo entender o porquê da presença e da importância do Pedagogo em ambiente hospitalar, conhecendo os desafios e suas possíveis conquistas até os dias atuais. Foram coletados dados em dois hospitais de Belo Horizonte – Minas Gerais, onde a presença do Pedagogo e a atuação desse profissional se fazem necessária.O atendimento pedagógico e as diversas formas de educação é um direito da criança e do adolescente hospitalizado, assim os mesmos não precisarão abandonar os estudos devido à hospitalização.É importante a presença do Pedagogo em ambiente hospitalar para efetivação do direito da criança e do adolescente que está na Constituição Federal Brasileira, e sendo o Pedagogo o profissional onde seu objeto detrabalho é a educação, se faz urgente a atuação deste profissional junto às crianças e adolescentes, hospitalizados.Portanto, diante da analises das duas instituições hospitalares percebe-se que a criança e o adolescente hospitalizado têm a possibilidade de sonhar novamente, pois a inclusão e a humanização se tornam presentes em vários contextos, sendo que as mesmas têm direito a saúde, mas também tem direito a educação.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
License
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).