O IMPACTO DA INFORMATIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR NO ÊXITO EDUCACIONAL DOS ALUNOS

Autores

  • Linda Meire Almeida de Abreu
  • Hellen Cristina de Almeida Abreu

Palavras-chave:

Educação. Informática educativa. Tecnologia

Resumo

Objetivo: verificar o impacto da informatização nas escolas no êxito educacional dos alunos através de revisão na literatura. Metodologia: Estudo de revisão da literatura, constituída de artigos científicos, teses ou livros. O período dos últimos quinze anos de publicação dos artigos foi estabelecido para o recorte temporal deste trabalho (1999-2014). A análise seguiu os preceitos da análise temática em que as informações foram agrupadas em dois temas, analisadas e interpretadas. Resultados: Da análise, saíram duas temáticas: o impacto da informatização no êxito educacional dos alunos, o papel das mídias e das tecnologias, a informatização na sala de aula e novas formas de aprender nos ambientes virtuais. Conclusão: Assim, concluímos que a formação do professor desenvolvida no ambiente escolar com uso da informatização, favorece a reconstrução da prática pedagógica voltada para integração das tecnologias e mídias aos conteúdos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Meire Almeida de Abreu

Possui graduação em pedagogia - Faculdades Integradas Cândido Rondon (1997). Atualmente é professora da Educação Básica do Instituto Cuiabano de Educação.(ICE), de Filosofia e Sociologia na Graduação nos cursos de Admistração, Contábil,Gestão de Pessoa e Gestão Pública, Pós graduação de gestão em saúde e politicas sociais.Coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio ICE.

Hellen Cristina de Almeida Abreu

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do estado de Mato Grosso - UFMT (2005-2009). Especialista pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase na Atenção Cardiovascular - PRIMSCAV/UFMT, vinculado ao Hospital Universitário Júlio Müller (2010-2012). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na Linha de Pesquisa Trabalho, Cuidado e Subjetividade. Integrante do Grupo de Pesquisa do Grupo de Estudos de Envelhecimento e da Pessoa Idosa (GEEPI) - (FAEN/UFMT).

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS