INTERNET: poderosa ferramenta educativa/escolar

Autores

  • Sérgio Freitas Oliveira PUC Minas

Palavras-chave:

Letramento digital. Ambiente virtual de aprendizagem. Redes sociais na educação

Resumo

Neste artigo, enfoca-se o uso da Internet nas atividades acadêmicas como um poderoso instrumento que, além de contribuir para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem, proporciona ao aluno o desenvolvimento da autonomia. Tanto a escola quanto os professores precisam valorizar e explorar o potencial educativo dessa ferramenta na construção do conhecimento. É um espaço que promove a autoaprendizagem e a aprendizagem informal, além de permitir a constituição de comunidades de aprendizagem interativa e cooperativa.

 Palavras chave: Letramento digital. Ambiente virtual de aprendizagem. Redes sociais na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Freitas Oliveira, PUC Minas

Graduação em Letras - Português e Latim - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971) e em Pedagogia - Supervisão e Administração Escolar - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, vinculado aos Departamentos de Educação e de Letras. Na FUMARC, coordena equipe de provas de concursos públicos. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia de Alfabetização e Letramento, Letramento Acadêmico, Estágio Supervisionado, Seleção Docente, Educação Básica, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Assessoria Técnica e Pedagógica, Revisão de Textos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS