POLÍTICAS PÚBLICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Cláudio Eduardo Resende Alves Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Magner Miranda de Souza Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Nilma Coelho Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Educação. Gênero. Infância. Política Pública.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre as assimetrias de gênero no universo da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma revisão da literatura numa perspectiva multidisciplinar para analisar políticas públicas educacionais para crianças. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do Ministério da Educação e do Desporto afirma a importância do estudo da sexualidade na Educação Infantil, uma vez que a criança atravessa fases de maturação corporal que se relacionam claramente ao prazer das descobertas físicas e do estar no mundo através de seu corpo. Nesse escopo, as questões de gênero se interconectam através das aprendizagens e multiletramentos que se fazem presentes desde o desenvolvimento de atos até o aprendizado das relações sociais e lugares hierárquicos de meninos e meninas. Assim, a aprendizagem ocorre em função da atividade, do contexto e da cultura nos quais os sujeitos estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Eduardo Resende Alves, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Doutorado em Psicologia na linha de pesquisa dos processos de subjetivação pela PUC Minas (2016), Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (2015), Mestrado em Ensino de Ciências pela PUC Minas (2009), Especialização em Educação Afetivo Sexual pela FUMEC (1995) e Graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (1989). Gestor de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Professor da Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia e MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Pitágoras. Autor e organizador do livro Educação para as Relações de Gênero: eventos de letramento na escola (2017). Autor do livro Nome Sui Generis: o nome (social) como dispositivo de identificação de gênero (2017). Professor convidado do Centro de Extensão da Faculdade de Educação da UEMG (2016). Parecerista ad hoc da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais - UFSJ, Psicologia em Revista - PUC Minas, Revista Psicologia e Sociedade, Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia - UERJ, Fractal: Revista de Psicologia - UFF, Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia - UFMG/UFU/UFSJ e Revista Estudos de Psicologia - UFRN. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Pesquisador convidado do Programa de Extensão e dos Programas de Pós Graduação em Psicologia e Ciências Sociais da PUC Minas (2016/2017). Pesquisador acadêmico do GPFEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Feministas da PUC Minas (2013 a 2016). Bolsista FIP - Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas (2014). Bolsista CAPES/PDSE na Universidade de Coimbra/Portugal (2015). Tem experiência nas áreas de educação, pedagogia, EJA, psicologia social, psicopedagogia, gestão pessoal, políticas públicas, corporeidade, sexualidade e gênero.

Magner Miranda de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Mestre em Psicologia pela PUC-Minas (2018).Graduado em Letras (1987). . Especialização em Alfabetização e Letramento pela FAE/UFMG (2010). Especialização em Linguagem e Tecnologia pelo CEFET-MG (2014).Complementação de estudos em Psicologia na PUC-Minas (1998 a 2001). Professor da Rede Municipal de Belo Horizonte desde 1994. Acompanhante Pedagógico Escolar do Ensino Fundamental e EJA da Secretaria Municipal de Educação(2010-1013), Assessor de produção de Projetos Político-Pedagógicos Escolares, Analista de Obras Literárias para composição do Kit Literário oficial da SMED/BH. Assessor e produtor de material didático para formação continuada de professores e para uso didático em sala de aula. Membro técnico do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Belo Horizonte (2013-2016). Analista de políticas públicas de inclusão na educação. Analista de Políticas Públicas de Intersetorialidade na Regional Venda Nova de Belo Horizonte. Assessor para planejamento de concurso público para composição de quadro de professores da Rede Municipal de BH (2015-). Gestor do projeto Circuito de Museus - trilha História de Mulheres em parceria com os espaços museais da cidade (MMGV, MAO, CAP, CMMTC, MIS, MM). Pesquisador na PUC-Minas na pós graduação em Psicologia e na Pró Reitoria de Extensão Universitária. (2016-2018).Membro técnico do Núcleo de Educação, Cultura e Cidadania (2017).

Nilma Coelho, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2018). Possui graduação em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (2008) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Atualmente é membra da comissão de direitos humanos da oab da COMISSÃO DIREITOS HUMANOS OAB/MG, advogada - Escritório advocacia - Nilma Coelho Advocacia e professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES