POLÍTICAS PÚBLICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE
Palavras-chave:
Educação. Gênero. Infância. Política Pública.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre as assimetrias de gênero no universo da Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma revisão da literatura numa perspectiva multidisciplinar para analisar políticas públicas educacionais para crianças. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do Ministério da Educação e do Desporto afirma a importância do estudo da sexualidade na Educação Infantil, uma vez que a criança atravessa fases de maturação corporal que se relacionam claramente ao prazer das descobertas físicas e do estar no mundo através de seu corpo. Nesse escopo, as questões de gênero se interconectam através das aprendizagens e multiletramentos que se fazem presentes desde o desenvolvimento de atos até o aprendizado das relações sociais e lugares hierárquicos de meninos e meninas. Assim, a aprendizagem ocorre em função da atividade, do contexto e da cultura nos quais os sujeitos estão inseridos.
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