Planejamento pedagógico no Ciclo de Alfabetização: reflexões sobre a Iniciação à Docência e o uso de avaliações diagnósticas e sequências didáticas

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, Ciclo de Alfabetização, Sequências Didáticas, Avaliação Diagnóstica, Iniciação à Docência

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte, Minas Gerais, de março a dezembro de 2016. As vivências descritas neste trabalho apontam considerações referentes ao planejamento de avaliações diagnósticas e sequências didáticas a alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e apresentam percepções feitas a partir do exercício inicial da prática docente. As principais reflexões presentes neste trabalho se referem ao aumento da autoestima dos alunos participantes do projeto, aos desafios e benefícios da iniciação à prática docente e do contato com a escola e a sala de aula e, sobretudo, ao uso de planejamentos de atividades e avaliações como meios de análise e conhecimento dos diferentes níveis de aprendizagem de alunos em processo de alfabetização e letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES