MULHER TRABALHADORA: CONSTRUINDO A IGUALDADE E A DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Igualdade de Gênero, Fanzines, Mulher Trabalhadora, Ensino Médio, Produção LiteráriaResumo
O presente trabalho é um relato de experiência e tem a finalidade de inovar paradigmas educacionais. Relatamos nesse texto uma prática educativa inovadora, ocorrida da Funec-Nova Contagem, intitulada “Mulher Trabalhadora”. No referido projeto foi proposto a construção de Fanzines pelos próprios estudantes para discussões sobre as desigualdades de gênero presentes em nossa sociedade. Tipo singular de jornal, o fanzine é construído artesanalmente, com baixo custo, de forma manual. Ao final, o resultado surpreendeu, com o lançamento de oito fanzines, em um sarau realizado na escola, como fechamento do projeto. Concluímos que no ensino médio precisamos de inovação didática, nossos adolescentes são capazes, mas necessitam de educadores que acreditem no seu potencial, que os incentivem a acreditarem em si e em suas habilidades cognitivas e artísticas e, sobretudo, ofereçam aos jovens estímulos novos, atraentes e lúdicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).