GÊNEROS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS DE PRÁTICAS DE ESCRITA NA ESCOLA: relato de uma experiência didática

Autores

  • Mônica Regina Firmino Garcia Leão

Palavras-chave:

Letramento. Ensino da escrita. Gêneros digitais na escola. Blog.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre ensino/aprendizagem da escrita escolar, partindo de uma metodologia vivenciada nas aulas de língua portuguesa, em que foram criados espaços para a participação dos sujeitos em procedimentos de interação, nos quais foi possível compartilhar os saberes em ações de ensinar e aprender.  O estudo faz uma investigação sobre o ensino de língua materna na perspectiva dos estudos do letramento, privilegiando ações conjuntas em  processos de desenvolvimento e aquisição da escrita, voltadas para uma proposta de trabalho na qual focalizou-se  o exercício da escrita no Ensino Fundamental II. O trabalho concentra-se na execução de um projeto didático, partindo  do gênero digital Blog,  tomado como instrumento e recurso metodológico, simultaneamente, para o referido exercício,     e meio de se criar a ambiência social para a interação mediada pela escrita, no espaço didático. A investigação finaliza-se, apresentando textos extraídos das publicações feitas no blog, examinados sob o ponto de vista da interação em sala de aula, o que leva em conta o posicionamento dos sujeitos ao construírem seus discursos e se apropriarem dos discursos do outro, bem como os modos de participação individuais e coletivos para cumprir o contrato estabelecido na comunidade virtual em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES