INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA ESPANHA: Relatos biográficos
Resumo
O presente artigo propõe compreender como a EAD pode contribuir para a inclusão de jovens e adultos com deficiência no ensino superior e analisar algumas possíveis linhas estratégicas de ação orientadora que dão respostas as suas necessidades. Para isso foram acompanhados 10 universitários com deficiências locomotora, visual ou auditiva na Espanha, e as respectivas instituições de ensino superior a distância em que estudam. A pesquisa apresenta relatos biográficos dos protagonistas que compartilham acontecimentos, complicações, perspectivas e implicações de sua formação universitária em um contexto de formação virtual. Entre as elucidações advindas, constatou-se que as práticas e os estudos espanhóis sobre o processo de inclusão e escolarização das pessoas com deficiência estão consolidados, embora ainda apresentem desafios e possibilidades de aprimoramento. Este trabalho pretende, portanto, ser um convite a olharmos para um espelho reflexivo que propicie um diálogo crítico para contrastá-lo com as nossas próprias concepções e práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).