ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO AUTISTA
Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de revisão literária acerca da alfabetização, por meio da adaptação curricular do aluno com autismo. A alfabetização tornou-se um desafio aos educadores e a adaptação curricular, uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de alunos inclusos. A inquietação para redação desta pesquisa surgiu da análise do/no/sobre o cotidiano de escolas que atendem a esses alunos com deficiências. Como método, recorreu-se aos documentos oficiais, federais e internacionais, de inclusão à luz teórica de Cunha (2011), Orrú (2012), Zanon (2014), dentre outros que discutem as temáticas sobre a adaptação curricular, alfabetização, autismo e inclusão escolar. Como resultados, percebeu-se que muito se tem discutido sobre a inclusão de alunos com autismo no Brasil. Contudo, na prática, educadores encontram dificuldades em desenvolver e adaptar as atividades para esses alunos. Por fim, considera-se que o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos autistas não condiz com os objetivos propostos nas leis vigentes, por falta de investimentos, formação de professores e materiais didáticos específicos que permeiam a realidade cotidiana.
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