Infância e Cultura
Palavras-chave:
Infância. Cultura. Sociedade. Educação.Resumo
O estudo procura refletir sobre a relação cultura e infância, tendo como referencial teórico os estudos culturais. O trabalho discute conceitos de infância disseminados no meio acadêmico e o conceito de cultura fundamentado nos estudos de Raymond Williams. Dentre os vários conceitos desenvolvidos por Williams, serão destacados os conceitos de cultura, cultura “culta” e cultura de “massa”, relacionando-os ao conceito de classe social, e o de sistema de significados inter-relacionados, os quais nos auxiliarão na discussão e compreensão da relação infância e cultura. O estudo discute a relação entre produção e reprodução da cultura adulta pela criança, opondo-se à noção de kindercultura como uma construção própria da infância. O estudo mostrou que a noção de cultura utilizada nos estudos recentes sobre cultura infantil está impregnada deuma visão de mundo dominante e adultocêntrica, impedindo que as reflexões sobre a produção cultural pela criança alcancem legitimidade e destaque seja na sociedade, seja na educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).