A importância das brincadeiras infantis na construção do conhecimento no ato educativo para crianças de 4 a 7 anos

Autores

  • Fabrícia Maciel PUC Minas
  • Flaviane Horta PUC Minas
  • Kamaia Taluana Reis Ferreira PUC Minas
  • Sarah Gonçalves Elias PUC Minas
  • Vera Lucia Lins Sant’Anna PUC Minas

Palavras-chave:

Brincadeira. Criança. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumo

As brincadeiras infantis têm papel fundamental no desenvolvimento da criança. Sabemos que o brincar é um ato natural da criança. Através das brincadeiras, a criança modifica seu mundo, imaginando, criando e atribuindo significados diversos a ações e objetos; se desenvolvem física,
intelectual, afetiva e socialmente; é através delas que a criança amplia seu mundo, ressignifica, forma novos conceitos e constrói o seu próprio conhecimento. Utilizar das brincadeiras como parte do processo educativo torna os conteúdos mais atrativos e menos maçantes, trazendo melhor resultado tanto para a criança quanto para o professor. Verificamos alguns procedimentos utilizados pelo professor na aprendizagem com as brincadeiras e no desenvolvimento das mesmas. Diante desses aspectos, relacionamos alguns tipos de brincadeiras que contribuem para a aprendizagem da criança e identificamos algumas competências e capacidades que devem contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da criança no ato educativo. Para a criança, brincar é fundamental para acrescentar na sua educação, pois as brincadeiras são recursos pedagógicos e se tornam importantíssimas para o desenvolvimento na construção do conhecimento e não sendo vistas tão
somente como diversão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Maciel, PUC Minas

Aluna do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Flaviane Horta, PUC Minas

Aluna do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Kamaia Taluana Reis Ferreira, PUC Minas

Aluna do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Sarah Gonçalves Elias, PUC Minas

Aluna do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

Vera Lucia Lins Sant’Anna, PUC Minas

Doutora em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Educação (Mackenzie-SP), Professora do Curso de
Pedagogia e pesquisadora da PUC Minas.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS