Direitos garantidos aos idosos de uma instituição de longa permanência: uma prática curricular de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p291-296Resumo
CONTEXTUALIZAÇÃO
A prática de extensão “Direitos garantidos aos idosos de uma instituição de longa permanência” foi realizada pelos alunos do primeiro período do curso de Direito da unidade Barreiro, turno manhã, na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. O propósito desta prática foi manter a integração entre o ensino e a pesquisa com a extensão, de forma que o conhecimento fosse produzido de maneira dialógica, envolvendo professor, alunos e comunidade.
Participaram da prática nove idosos, sendo cinco do sexo masculino e quatro do sexo feminino. 80% dos homens foram igualmente divididos entre solteiros e casados e apenas 20% deles eram viúvos. Em relação às mulheres, a metade era solteira e a outra metade viúva. O critério adotado para a inclusão na prática de extensão foi morar na ILPI escolhida pelo grupo de alunos.
Downloads
Referências
ARGOLO, Diego; FURTADO, Natália Maria. Os direitos dos idosos no Brasil: uma investigação dos planos fático e legislativo. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13217&revista_caderno=27>. Acesso em: 04 de jun. 2015.
Direito ao Idoso. SindCT. Disponível em: <http://www.sindct.org.br/files/cartilha.pdf>. Acesso em: 17 de jun. 2015.
Estatuto do Idoso, direitos e violações. Disponível em: <http://novo.fpabramo.org.br/content/3-estatuto-do-idoso-direitos-e-violacoes>. Acesso em 17 de jun. 2015.
MAIEROVITCH, Cláudio. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B7626-1-0%5D.PDF>. Acesso em: 17 de jun. 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estatuto do Idoso. 2003. Disponível em: < http://www.assistenciasocial.al.gov.br/legislacao/legislacao-federal/est.%20de%20idoso.pdf >. Acesso em: 04 de jun. 2015.
O estatuto do Idoso em foco. Reviva, a PRODIDE em revista. Brasília – DF. P. 52, 2004. Disponível em: <http://www.mpdft.mp.br/pdf/unidades/promotorias/prodide/revista.pdf>. Acesso em: 17 de jun. 2015.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Política de Extensão Universitária da PUC Minas. Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20131203153859.pdf
ROSATTI, Álysson. Constitucionalidade do Estatuto do Idoso. Disponível em: <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/viewFile/619/634>. Acesso em: 17 de jun. 2015.
UVO, Roberta Terezinha. Direitos dos idosos estão sendo desrespeitados. Disponível em: <http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/acervo/artieop/Geral/artigo165.htm>. Acesso em: 17 de jun. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).