O espectro incidente: do princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Juliane Fernandes Queiroz PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p139-149

Palavras-chave:

Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Princípio da Solidariedade. Valores sociais. Princípios e valores. Núcleo básico. Dignidade.

Resumo

Considerando-se que o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana adquire um caráter valorativo na sociedade é estritamente necessário estabelecer o processo de dignificação que perpassa a determinação do núcleo mínimo da dignidade. A partir da autonomia privada faz-se a identificação das necessidades humanas essenciais na busca da interação da solidariedade na dimensão social da dignidade. Neste sentido, a autonomia crítica é crucial e determinante para caracterizar toda a argumentação social que irá emoldurar os valores da dignidade para a devida aplicação normativa. Com isso, a tutela da personalidade humana atinge o seu ápice, configurando-se em sua dimensão comunitária e social. Neste novel entendimento de proteção à dignidade não se deve dissociá-la de outro princípio, o da solidariedade, que busca considerar e reconhecer o outro dentro de uma dimensão solidarista. O fundamento dos princípios constitucionais reside nos valores elencados e aceitos em uma prova de consenso pela própria sociedade e, com isso o conteúdo mínimo existencial da dignidade determina o espectro incidente do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Fernandes Queiroz, PUC Minas

Doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Pós-Doutorado em Direito Privado pela Università degli studi di Torino - Itália (2006). Atualmente é professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Referências

ALVES, Cleber Francisco. O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana: o enfoque da Doutrina Social da Igreja. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BARBOSA, Rui. Teoria Política. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc. Editores, 1964.

BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos Princípios Constitucionais – O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Renovar: Rio de Janeiro, 2002.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CANARIS, Claus Wilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do Direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

COSTA, Judith Martins. Bioética e dignidade da pessoa humana: rumo à construção do biodireito. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, v.3, p.68, jul/set. 2000.

FARIAS, José Fernando de Castro. A origem do direito de solidariedade. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

GIORGIANNI, Michelle. O Direito privado e as suas atuais fronteiras. Trad. Maria Cristina De Cicco. Revista dos Tribunais. n. 747, p. 32-53, 1998.

GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. Das necessidades humanas aos direitos: ensaios de Sociologia e Filosofia do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1999.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MORAES, Maria Celina Bodin de. O Princípio da Solidariedade. In: peixinho, Manoel e outros (Orgs). Os princípios da Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.

MOUGIN-LEMERLE, Régine. Sujeito do direito, sujeito do desejo. Tradução Paulo M. Schneider. In: ALTOÉ, Sônia (Org.). Sujeito do Direito. Sujeito do desejo: Direito e Psicanálise. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

NEGREIROS, Teresa. Fundamentos para uma interpretação constitucional do Princípio da boa-fé. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: introdução ao Direito Civil Constitucional. Trad. Maria Cristina De Cicco. 3.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SCHÄFER, Jairo Gilberto. Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico.11.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

Downloads

Publicado

2015-07-15