COMPARATIVO ENTRE CUSTOS OPERACIONAIS NA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS EM PEQUENAS CIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2020v10n19p136-152Palavras-chave:
poços de água, tratamento, água subterrânea, água superficial, custosResumo
A água constitui, um elemento de grande necessidade à manutenção da vida, além de ser considerada o composto mais abundante em nosso planeta, ocupando aproximadamente 70% da superfície do mesmo. No entanto, 97% desta água é salgada e, portanto, imprópria ou com grande dificuldade de torna-la própria para o consumo humano. Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2,5% está em geleiras e os outros 0,5% de água restantes no mundo em águas superficiais ou subterrâneas. Atualmente os mananciais subterrâneos, devido a qualidade da água bruta que geralmente apresenta baixa variabilidade qualitativa, têm se mostrado uma boa alternativa como fonte de água potável, principalmente em comunidades que possuem indisponibilidade ou que precisam incrementar seus sistemas de tratamento, normalmente exclusivamente superficiais, com novas fontes de águas provenientes de mananciais subterrâneos. Sendo assim, este trabalho irá apresentar resultados obtidos a partir de uma análise econômica dos custos com tratamento de água potável para cidades localizadas dentro do território do estado de Minas Gerais e com população menor que 5.000 habitantes. As análises foram realizadas comparando os custos mensais de mão de obra e eletricidade em sistemas de tratamento da água com tipos distintos de mananciais, superficial e subterrâneo.
Downloads
Referências
LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidades e tratamentos de água. 2 ed. Campinas: Editora Átomo, 2008.
SCURACCHIO, P. A. Qualidade da Água Utilizada para Consumo em Escolas no Município de São Carlos – SP.Dissertação (Mestrado). Araraquara, 2010, 57p.
ANA, AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS – Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de água; Disponível em: <http://atlas.ana.gov.br/Atlas/forms/ResultadosEstado.aspx> Acesso em: 20, agosto, 2019.
IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - Instituto Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. BRASIL.
FJP, FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO – Sistema Estadual de Informações Sobre o Saneamento, Saneamento Básico de Minas Gerais, 2014. Minas Gerais.
BRASIL, Ministério da Saúde. PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5 ANEXO XX., DE 28 DE SETEMBRO DE 2017. Brasília, 2017.
COPASA, COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - EDITAL 017/2018. FUMARC - Fundação Mariana Resende Costa 2018. Minas Gerais.
PERRONI, J.C.A, 2004. Otimização De Custos De Bombeamento De Poços Profundos Em Araraquara – Sp, São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).