O papel do enfermeiro como educador e pesquisador, e a integração entre prática baseada em evidências e educação permanente

Autores

  • Rogério Campice da Silva PUC Minas
  • Elaine Cristina Finamore PUC Minas
  • Érika Patrícia da Silva PUC Minas
  • Vinicius José Barbosa PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v0n0p417-430

Palavras-chave:

Enfermagem baseada em evidências. Enfermagem. Educação continuada.

Resumo

As mudanças na sociedade e no setor de saúde exigem melhor preparo do profissional enfermeiro. A educação permanente é um processo que ocorre a partir das demandas do processo de trabalho e é realizado na instituição onde o profissional está inserido, e deve levar à reflexão, à busca pela melhoria profissional, pessoal e no cuidado. A Enfermagem baseada em evidências busca o melhor indício possível para o cuidado de um paciente e direciona esse mesmo cuidado. Integrar a pesquisa e a prática baseada em evidências ao processo de educação continuada é um modo de levar o que há de concreto para o cuidado do paciente. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica que tem por objetivo conhecer o papel do enfermeiro frente à educação permanente, como é importante que a prática baseada em evidência seja vinculada à educação da equipe de Enfermagem, e como o enfermeiro é o responsável por promover e sustentar essa realidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Campice da Silva, PUC Minas

Enfermeiro Intensivista. Mestre em Enfermagem (UFMG). Docente da PUC Minas e da Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva (IEC - PUC Minas).

Elaine Cristina Finamore, PUC Minas

Acadêmico de enfermagem PUC Minas.

Érika Patrícia da Silva, PUC Minas

Acadêmico de enfermagem PUC Minas.

Vinicius José Barbosa, PUC Minas

Acadêmico de enfermagem PUC Minas.

Downloads

Publicado

2015-12-09