EDUCAÇÃO FINANCEIRA: aplicação das lições do pai rico, pai pobre à realidade de um jovem brasileiro

Financial education: applying the lessons of Rich Dad, Poor Dad to the reality of a young Brazilian

Autores

  • Agnes Lima da Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luane Kelles Custodio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Pauline de Lima Gerlin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sidney Lino de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2021v11n21p29-46

Palavras-chave:

Educação financeira. Finanças. Pai Rico, Pai Pobre.

Resumo

O presente caso para ensino tem como objetivo favorecer a aplicação da obra de Pai Rico, Pai Pobre à realidade brasileira e propiciar uma reflexão acerca da importância da educação financeira no Brasil, do planejamento financeiro e dos investimentos para as Pessoas Físicas, com foco nos jovens que estão iniciando a vida profissional. Portanto a abordagem favorece o processo de planejamento para a aposentadoria por meio de uma gestão própria de investimentos, diante da abordagem sobre finanças pessoais, de um debate sobre finanças pessoais através da metodologia do Livro Pai Rico, Pai Pobre, modelo mundialmente conhecido e de grande relevância. Para o desenvolvimento do caso, considerou-se que o estudante brasileiro possui 25 anos e não tem conhecimento em educação financeira, não tendo se organizado financeiramente, tampouco realizado controle de gastos ou ter acesso a administração de investimentos. Com tal proposta espera-se que os leitores se coloquem no papel de João e realizem uma análise acerca das situações apresentadas, procedendo uma interação com o instrumento de apoio a decisão exposto pela planilha, a fim de atingir sua meta de aposentadoria. Ao favorecer o espaço de debate sobre a importância a respeito das finanças pessoais com vistas a um planejamento de longo prazo espera-se desenvolver a competência dos alunos quanto a educação financeira no Brasil. A utilização da metodologia do Pai Rico, Pai Pobre para os jovens brasileiros é mostrar a necessidade de iniciar o quanto antes a construção da própria riqueza e dessa forma garantir um futuro estável num país onde a seguridade social demonstra grande desequilíbrio financeiro. O caso foi elaborado para adoção em qualquer curso ou treinamento na área gerencial considerando a competência: compreender o contexto em que se insere como pessoa e cidadão, suas responsabilidades sociais e éticas na construção do futuro da sociedade.

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Biografia do Autor

Agnes Lima da Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda do curso de Ciências Contábeis  pela PUC Minas), Brasil.

Luane Kelles Custodio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda do curso de  Ciências Contábeis  pela PUC Minas), Brasil., Unidade Barreiro, Brasil

Pauline de Lima Gerlin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda do  curso de Ciências Contábeis  pela PUC Minas), Brasil.

Sidney Lino de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em Administração e atualmente Professor da PUC Minas, Brasil.

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Publicado

2021-11-09