EDUCAÇÃO FINANCEIRA: aplicação das lições do pai rico, pai pobre à realidade de um jovem brasileiro
Financial education: applying the lessons of Rich Dad, Poor Dad to the reality of a young Brazilian
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2021v11n21p29-46Keywords:
Educação financeira. Finanças. Pai Rico, Pai Pobre.Abstract
The present teaching case aims to favor the application of Pai Rico, Pai Pobre to the Brazilian reality and provide a reflection on the importance of financial education in Brazil, financial planning and investments for Individuals, with a focus on young people who are starting their professional lives. Therefore, the approach favors the retirement planning process through its own investment management, in front of the personal finance approach, of a debate on personal finance through the methodology of the book Rich Dad, Poor Dad, a worldwide known and great model. relevance. For the development of the case, it was considered that the Brazilian student is 25 years old and has no knowledge of financial education, has not been financially organized, has not controlled expenses or has access to investment management. With this proposal, readers are expected to put themselves in the role of João and carry out an analysis of the situations presented, interacting with the decision support instrument exposed by the spreadsheet, in order to reach their retirement goal. By favoring the space for debate on the importance of personal finance with a view to long-term planning, it is expected to develop students' competence regarding financial education in Brazil. The use of the Rich Dad, Poor Dad methodology for young Brazilians is to show the need to start building their own wealth as soon as possible and thus ensure a stable future in a country where social security shows a great financial imbalance. The case was prepared for adoption in any course or training in the management area, considering the competence: understanding the context in which it operates as a person and citizen, its social and ethical responsibilities in building the future of society.
Downloads
References
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: Banco Central do Brasil, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3khFmeI>. Acesso em: 04 abr.2021
CERBASI, Gustavo. Investimentos Inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.
CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
FARIA, Luiz Henrique Chaves de. Planejamento Financeiro Pessoal. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/8984/1/20551138.pdf>. Acesso em: 02. abr. 2021.
FERREIRA, Juliana Cezario. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. v.1. Ano 2017.
GAMA, Bruna Soares da. Planejamento financeiro pessoal e a importância da gestão dos próprios recursos – Um estudo de caso com os estudantes de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP CE. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/bruna.pdf>. Acesso em: 02. abr. 2021.
KHATIB, Ahmed. Afinal, o que é Alfabetização Financeira? Um estudo sobre os conceitos presentes na literatura. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/afinal-o-que-%C3%A9-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-financeira>. Acesso em: 02. abr. 2021.
KIYOSAKI, Robert. Pai rico, pai pobre. São Paulo: Ed. Campus, 2000.
MALASSISE, Regina Lúcia Sanches; KFOURI, Ana Vitória; SAMPAIO, Helenara Regina. Apostila – Básico em finanças pessoais. Disponível em: <https://bit.ly/3bTMIRd>. Acesso em: 02. abr. 2021.
Resumo Cast. Pai Rico, Pai Pobre – Planilha Financeira – Parte 1. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=HX2kh9Vt1qw>. Acesso em 27. abr. 2021.
Resumo Cast. Pai Rico, Pai Pobre – Planilha Financeira – Parte 2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ts1l89I3gAs>. Acesso em 27. abr. 2021.
CONQUER. Curso Inteligência Financeira. Escola Conquer. 2020. Disponível em: < https://https://bit.ly/3bTmmi4>. Acesso em: 23. Maio. 2021.
WATAYA, Roberto Sussumu. FRAUCHES, Patricia. BERGAMO, Andressa Ferreira. Finanças pessoais na palma da mão: um relato de experiência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 07, Vol. 05, pp. 109-124. Julho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/financas-pessoais, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/financas-pessoais
NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA RELATÓRIO FINANCEIRO. Disponível em: < https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTGEC.pdf>. Acesso em: 23. maio. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).