A Aplicabilidade do Raciocínio Lógico-Argumentativo Proposta por Manuel Atienza
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2013v0n0p326-334Palavras-chave:
Manuel Atienza. “Cara de Cavalo”. Raciocínio lógico-argumentativo.Resumo
É pacífico no direito que a utilização técnica da argumentação é requisito fundamental para efetiva contribuição da prática jurídica na sociedade. A capacidade de construir e manejar com habilidade os argumentos torna-se cada vez mais escassa, o que provoca uma perspectiva de insegurança ao ordenamento jurídico. O presente estudo objetiva demonstrar a aplicabilidade do raciocínio lógico-argumentativo na prática jurídica, explicitando os vícios comumente utilizados nesse domínio, bem como os comportamentos logicamente válidos e plausíveis que devem ser empregados como instrumentos na elaboração do argumento jurídico. A teoria da argumentação jurídica possui várias funções práticas, sendo que a mais importante delas é a construção de sistemas jurídicos hábeis e capazes de suprir as necessidades contemporâneas. Para que isso possa ocorrer, devemos lançar mão desse quadro teórico em detrimento do estudo exacerbado das normas positivadas. O domínio da teoria da argumentação jurídica no cenário atual torna-se ainda mais necessário, pois garante ao operador do direito um raciocínio mais amplo e uma perspectiva mais realista, o que lhe permite organizar as ideias como um verdadeiro jurista, estabelecendo congruência entre as concepções políticas e morais e as ideologias do direito moderno.
Downloads
Referências
ATIENZA, Manuel. As razões do direito: teorias da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2003.
BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. In: VADE mecum universitário de direito rideel. 13. ed. São Paulo: Rideel, 2013. p.27- 28, 54.
MOLICA, Fernando. 50 Anos de Crimes. São Paulo: Record, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).