Direito à educação: como é desenvolvida a educação inclusiva nas unidades de educação infantil – UMEI’S – de Belo Horizonte

Autores

  • Cristiane Trani Gomes PUC-Minas
  • Débora Regina Cunha Borges Escanoela PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2015v5n9p303-317

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Direito à Educação. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada através do FIP - Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas nas Escolas Municipais de Educação Infantil do Município de Belo Horizonte – UMEI´s, com o objetivo de verificar a ocorrência, ou não, da inclusão das crianças com algum tipo de deficiência, nessas unidades. A relevância desse trabalho está no fato de que o direito a educação está consagrado na Constituição da República de 1988, em seu artigo 6º, como um direito fundamental de natureza social e atributo da própria cidadania. Para que os dados fossem colhidos, foram elaborados questionários e realizadas visitas técnicas às escolas, ocasião em que as informações foram obtidas junto aos profissionais da Educação Infantil. Os dados levantados foram analisados sob a ótica do Direito, da Filosofia do Direito e da Sociologia Jurídica. Concluiu-se que há a inclusão e que ela ocorre por meio de um esforço conjunto da família, dos profissionais da Educação Infantil e da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Cristiane Trani Gomes, PUC-Minas

bacharel pela PUC/MG em Direito e mestre em Direito Empresarial pela FMC. Sou professora da PUC/MG desde 2003. Por isso, fiz o PREPES em "Docência Superior". Leciono Direito Empresarial em diversos cursos, além de atuar como professora/advogada no SAJ (Serviço de Assistência Jurídica) da PUC/MG.

Débora Regina Cunha Borges Escanoela, PUC-Minas

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista FIP/PUC Minas.

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Publicado

2015-08-06