EDUCAÇÃO E CIDADANIA: QUAL CIDADANIA?

Authors

  • José Newton Tomazzoni Tavares Puc Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p392

Keywords:

Cidadania. Democracia. Educação. História da Educação.

Abstract

A presente reflexão quer trazer à luz a discussão sobre a ambiguidade do conceito de cidadania bem como sua relação histórica com o processo educacional em nosso país. Em que pese sua aparente estabilidade, tacitamente consensual, o conceito de cidadania não é algo acabado, previamente definido. Ao contrário, o conceito de cidadania é resultado de longas elaborações teóricas que de modo algum excluem as concepções políticas que o constrói. Assim, ao propor uma educação para a cidadania, é necessário antes definirmos sobre qual cidadania estamos falando. Quais os pressupostos políticos ideológicos que estão imbricados na sua construção e a quem tal cidadania pretende alcançar. Portanto, essa é a questão que se coloca essa pequena reflexão: Qual cidadania queremos quando falamos em cidadania? Esse conceito é unívoco? Estamos todos de acordo com seu significado? Quando se propõe que a educação seja uma educação para a cidadania, é preciso explicitar antes sobre qual cidadania se esta falando. Mais do que isso: sabemos as implicações políticas implícitas desse conceito? A política educacional brasileira nunca tratou dessa questão de forma mais sistemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Newton Tomazzoni Tavares, Puc Minas

Professor do Departamento de Filosofia da PUC-MG. Mestre em educação e doutorando em Filosofia e Política da Educação pela PUC-MG.

References

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campos, 1992.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.

COUTINHO, Carlos Nelson. Democracia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 1992.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

CURY, Carlo Roberto Jamil. Educação e Direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

IANNI, Octávio. Globalização e Neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.12, n. 2, p. 27-32, abr./jun. 1998.

LASKI, Harold J. O liberalismo Europeu. São Paulo: Mestre Jou, 1973.

PALMA FILHO, João Cardoso. Cidadania e educação. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v.21, n.104, p. 101-121, 1998.

ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1980.

ROUSSEAU, J. Do Contrato Social. Lisboa: Portugália, 1968.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, Abr./Jun. 2000.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Ed Unijuí, 2005

Published

2017-04-27