EDUCAÇÃO E CIDADANIA: QUAL CIDADANIA?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p392Keywords:
Cidadania. Democracia. Educação. História da Educação.Abstract
A presente reflexão quer trazer à luz a discussão sobre a ambiguidade do conceito de cidadania bem como sua relação histórica com o processo educacional em nosso país. Em que pese sua aparente estabilidade, tacitamente consensual, o conceito de cidadania não é algo acabado, previamente definido. Ao contrário, o conceito de cidadania é resultado de longas elaborações teóricas que de modo algum excluem as concepções políticas que o constrói. Assim, ao propor uma educação para a cidadania, é necessário antes definirmos sobre qual cidadania estamos falando. Quais os pressupostos políticos ideológicos que estão imbricados na sua construção e a quem tal cidadania pretende alcançar. Portanto, essa é a questão que se coloca essa pequena reflexão: Qual cidadania queremos quando falamos em cidadania? Esse conceito é unívoco? Estamos todos de acordo com seu significado? Quando se propõe que a educação seja uma educação para a cidadania, é preciso explicitar antes sobre qual cidadania se esta falando. Mais do que isso: sabemos as implicações políticas implícitas desse conceito? A política educacional brasileira nunca tratou dessa questão de forma mais sistemática.Downloads
References
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campos, 1992.
COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.
COUTINHO, Carlos Nelson. Democracia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 1992.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CURY, Carlo Roberto Jamil. Educação e Direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
IANNI, Octávio. Globalização e Neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.12, n. 2, p. 27-32, abr./jun. 1998.
LASKI, Harold J. O liberalismo Europeu. São Paulo: Mestre Jou, 1973.
PALMA FILHO, João Cardoso. Cidadania e educação. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v.21, n.104, p. 101-121, 1998.
ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1980.
ROUSSEAU, J. Do Contrato Social. Lisboa: Portugália, 1968.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, Abr./Jun. 2000.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Ed Unijuí, 2005
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).