EDUCAÇÃO E CIDADANIA: QUAL CIDADANIA?

Autores/as

  • José Newton Tomazzoni Tavares Puc Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2016v6n12p392

Palabras clave:

Cidadania. Democracia. Educação. História da Educação.

Resumen

A presente reflexão quer trazer à luz a discussão sobre a ambiguidade do conceito de cidadania bem como sua relação histórica com o processo educacional em nosso país. Em que pese sua aparente estabilidade, tacitamente consensual, o conceito de cidadania não é algo acabado, previamente definido. Ao contrário, o conceito de cidadania é resultado de longas elaborações teóricas que de modo algum excluem as concepções políticas que o constrói. Assim, ao propor uma educação para a cidadania, é necessário antes definirmos sobre qual cidadania estamos falando. Quais os pressupostos políticos ideológicos que estão imbricados na sua construção e a quem tal cidadania pretende alcançar. Portanto, essa é a questão que se coloca essa pequena reflexão: Qual cidadania queremos quando falamos em cidadania? Esse conceito é unívoco? Estamos todos de acordo com seu significado? Quando se propõe que a educação seja uma educação para a cidadania, é preciso explicitar antes sobre qual cidadania se esta falando. Mais do que isso: sabemos as implicações políticas implícitas desse conceito? A política educacional brasileira nunca tratou dessa questão de forma mais sistemática.

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Biografía del autor/a

José Newton Tomazzoni Tavares, Puc Minas

Professor do Departamento de Filosofia da PUC-MG. Mestre em educação e doutorando em Filosofia e Política da Educação pela PUC-MG.

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Publicado

2017-04-27