PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DE MORADIAS: levantamento topográfico e processamento dos dados - Região do Barreiro
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n18p48-56Keywords:
Regularização de moradias, Topografia, Processo cadastral, Planta, Memorial descritivo, UrbanismoAbstract
A extensão universitária é responsável por um conjunto de práticas inter e multidisciplinares. O projeto “A Engenharia e a Rede Social do Barreiro: tecnologia social a serviço da comunidade”, desenvolvido principalmente por alunos do curso de Engenharia Civil, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Barreiro, tem o propósito de atender as demandas solicitadas pelos moradores da região do Barreiro, relativas à regularização de moradias e introduzir o estudante à realidade que o cerca, promovendo o desenvolvimento dos saberes teóricos aliados a prática. Sabe-se que, obter um imóvel regularizado, pode ser por vezes, uma tarefa complexa que requer investimentos e tempo, elementos que o cidadão muitas vezes não possui. O presente artigo tem como objetivo explanar as etapas do projeto em questão, tais como, levantamento de dados topográficos, processo cadastral e memorial descritivo, que devem ser realizados para alcançar a regularização da moradia, auxiliando a comunidade carente da região.Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13133 - Execução de levantamento topográfico: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.
BRASIL. Ministério das Cidades. Regularização Fundiária Urbana: como aplicar a Lei Federal nº 11.977/2009 - Ministério das Cidades. 2013. 56f. Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos e Secretaria Nacional de Habitação, Brasília, 2013.
GEOSIURBE. SIURBE-BHMap (online). Belo Horizonte. Disponível em: <http://geosiurbe.pbh.gov.br/webmap/>. Acesso em: 16 nov. 2017.
GONÇALVES, Norma Lacerda; ZANCHETI, Sílvio Mendes. Conservação urbana e regularização fundiária de assentamentos populares. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 6, n. 3, p.323-337, set/dez. 2014.
HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar
num programa de extensão universitária. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p.256-265, jan/fev. 2005.
PAIVA, João Pedro Lamana. Regularização fundiária de interesse social. São Paulo. Coleção Cadernos: IRIB, 2012.
PLANTAS ONLINE. Consultas a plantas de parcelamento do solo (CP). Belo Horizonte. Disponível em: <http://portal5.pbh.gov.br/plantacp/inicio.do>. Acesso em: 16 nov. 2017.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012 a 2016. Belo Horizonte, 2011.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Política de extensão universitária da PUC Minas. 2006. 24 f. Pró-reitoria de Extensão, Belo Horizonte, 2006.
TULER, Marcelo; SARAIVA, Sérgio. Fundamentos de topografia. Belo Horizonte: Bookman, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).