FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA PELA ÁREA CIRÚRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n18p19-32Keywords:
Surgeons. Surgery Profile. Medicine Students. Medical ResidencyAbstract
Vários médicos mudam suas escolhas de carreira devido a inúmeros fatores influenciadores, porém, muitos também estão inclinados a determinadas especialidades que lhes garantam alto padrão econômico ou prestígio na sociedade independente das exigências. Assim como em outros campos de trabalho, a Medicina, e mais especificamente a cirurgia, passa por um processo elevado de competição, com um número grande de pessoas interessadas a se destacarem no mercado. A atuação na área cirúrgica necessita de muitas qualidades pessoais e profissionais, algumas dessas são adquiridas com treinamento durante a universidade ou algum curso e outras são inerentes à personalidade do indivíduo. Através de metodologia específica, todas as possibilidades de influência de fatores internos e externos na escolha da área cirúrgica, e observado que de forma geral o “ser cirurgião” possui muitas particularidades, a hipótese levantada por esta pesquisa é que: o perfil idealizado do cirurgião aliado a um conjunto de habilidades e competências prévias, relacionadas a personalidade, são fundamentais para a escolha pela área cirúrgica em estudantes de Medicina, enquanto que o objetivo geral é analisar quais são os principais fatores que influenciam os estudantes de Medicina e os profissionais já atuantes a escolherem a carreira cirúrgica. Este estudo qualitativo descritivo e transversal será realizado com estudantes de medicina que possuem interesse na área cirúrgica de três diferentes universidades da região metropolitana de Belo Horizonte através de um questionário estruturado criado pelos autores.
Downloads
References
ALNASSAR SAMI, Hajjar et al. Real-time observations of streesful events in the operating room. Saudi Jornal of Anaesthesia, Riade, v. 6, n. 2, p. 136-139, jun. 2012.
BELLODI, Patrícia Lacerda. Surgery or general medicine: a study of the reasons underlying the choice of medical specialty. Sao Paulo Med. J., São Paulo, v. 122, n. 3, p. 81-86, Maio 2014.
BERGER, Anthony et al. Choosing surgery as a career: early results of a longitudinal study of medical students. Surgery, Iowa, v. 161, n. 6, p. 1683-1689, jun. 2017.
BORGES, Nicole; SAVICKAS, Suzanne. Work style preferences among medical specialties. Journal of Vocational Behavior, Dayton, v. 84, p. 303-306, 2014.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc. Est, João Pessoa, v. 24, n. 1, p.13-18, abr. 2014.
COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES. A evolução da cirurgia. Brasília: CBC, 2018.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (BRASIL). Revista de Humanidades Médicas. Brasília: CFM, 2018.
DROSDECK, Joseph et al. Surgeon and nonsurgeon personalities at different career points. Journal of Surgical Research, Columbus, v. 196, p. 60-66, 2015.
FANG, Ji-Tseng; LII, Shu-Chung. Relationship between personality traits and choosing a medical specialties. Journal of the Formosan Medical Association, Taoyuan, v. 114, p. 1116-1121, 2015.
FOSTER, Kevin et al. A Psychological Profile of Surgeons and Surgical Residents. Journal of Surgical Education, Phoenix, v. 67, n. 6, p. 359-370, 2010.
GURAYA, Salman; ALMARAMHY, Hamdi. Mapping the factors that influence the career specialty preferences by the undergraduate medical students. Saudi Journal of Biological Sciences, Almadinah Almunawwarah, v. 25, p. 1096-1101, 2018.
HILL, Elspeth et al. Can I cut it? Medical student’s perpections of surgeons and surgical careers. The American Journal of Surgery, Maastrich, v. 208, p. 860-867, 2014.
HOFFMAN, Bensom et al. Personality differences between surgery residents, nonsurgerys residents, and medical students. Journal of Surgical Education, Durham, v. 148, n. 2, p. 187-193, 2010.
MARSHALL, Dominic et al. Medical student experience in surgery influences their career choices: a systematic review of the literature. Journal of Surgical Education, London, v. 72, n. 3, p. 438-445, jun. 2015.
PREECE, Ryan; COPE, Alexandra. Are surgeons born or made? A comparison of personality traits and learningstyles between surgical trainees and medical students. Journal of Surgical Education, Austin, v. 73, n. 5, p. 768-773, 2016.
ROTGE, Jean-Yves et al. Relationship between personality dimensions and medical specialty in 1661 residents. Journal of Psychosomatic Research, Paris, v. 79, p. 331-332, jun. 2015.
SCHMIDT, Lauren et al. Factors influencing US medical students’ decision to pursue surgery. Journal of Surgical Research, Buffalo, v. 203, p. 64-74, jun. 2016.
SUBAIT, Abeer Al. Factors influencing the career choices among medical university students of King Saub bin Abdulaziz University, Riyaadh Saudi Arabia; A cross-sectional study Design. The Saudi Journal for Dental Research. Riyadh, v. 8, p. 73-78, 2017.
TABER, Brian et al. Personality and values as predictors of medical specialty choice. Journal of Vocations Behavior, v. 78, p. 202-209, 2011.
TORNETTA, Paul; BOGDAN, Yelena. CORR ® Curriculum — Orthopaedic Education: Mentorship in Surgical Training. Clinical Orthopaedics And Related Research®, [s.l.], v. 474, n. 5, p.1125-1128, 18 fev. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).