A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO E O NOVO MODELO DE GESTÃO PÚBLICA
Main Article Content
Abstract
This article addresses the theme of democratic management in public schools in the context of a new management model, called "New Public Management" (NPM) or "Managerialism". The objective is to discuss the implementation of the democratic management of the public school in this context of changes, with direct repercussions on the organization, the school structure and the administration. The concept implicit in the expression “democratic management” and mechanisms established in the LDB, nº 9394, of 1996, are addressed, given the fundamentals and processes of the NGP in motion. The possibilities of implementing democratic management in public education in the current scenario are discussed, based on the discussion of collective participation, the construction of dialogue, but also the clashes and divergences of the new form of school management. Methodologically, the article was elaborated from the bibliographic research and analysis of normative documents of education and presents important contributions for the managers and professionals of education who are in the exercise of teaching or school management. Aspects of democratic management are analyzed against aspects of a new public management in progress, in opposition to the old and obsolete bureaucratic model. It also highlights the principles and convictions of managerialism, placing on the agenda the occupation of the manager in educational institutions and his responsibilities and difficulties in the face of the new demands demanded by changes in the organization and school structure, implementation of new management practices.
Downloads
Article Details
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
References
ADRIÃO, T. Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006.
AGUIAR, M. C. C. Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no Ensino Superior. Revista Pro.Posições, Recife: UFPE, V. 27, N. 3, 2016, p. 221-236.
BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1995.
BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 147-176
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 20 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 27 abr. 2020.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL, Plano diretor da reforma do aparelho do estado. Brasília, 21 set. 1995. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf>. Acesso em 31 mar. 2020.
BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
CÓSSIO, M. F. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação professores. Revista Educação, Porto Alegre: UFRGS, v. 41, n. 1, 2018, p. 63-73.
CURY, C. R. J. Direito à diferença: um reconhecimento legal. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte: n. 30, p. 7-16, 1999.
DEPONTI, C. M. et al. Estratégia para construção de indicadores para avaliação da sustentabilidade e monitoramento de sistemas. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. V. 3, n.4, 2002, p. 44 – 52.
HOOD, Christopher. Public management for all seasons? In: Revista Public Administration, Londres: v.69, nº 01, 1991, p. 03-19.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2005.
LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MOTA JÚNIOR, W. P.; MAUÉS, O. C. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre: v. 39, n. 4, 2014, p. 1137-1152.
OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democráticos-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas: v. 36, n. 132, 2015, p. 625-646.
SAVIANI, D. A educação na Constituição Federal de 1988: avanços no texto e sua neutralização no contexto dos 25 anos de vigência. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife: ANPAE, v. 29, n. 2, 2013, p. 207-221.
SHEPHERD, G.; VALENCIA, S. Modernizando a administração pública na América Latina: problemas comuns sem soluções fáceis. Revista do Serviço Público, Brasília: v.120, nº 03, 1996, p. 103-128.
SANDER, B. Políticas públicas e gestão democrática da educação. Revista brasileira de política e administração da educação, Porto Alegre: UFRGS, v.23, n.3, 2007, p. 421-447
ZENARDINI, I. M. S. A ideologia da pós-modernidade e a política de gestão educacional brasileira. Campinas: UNICAMP, 2006. 163f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual de Campinas.