A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO E O NOVO MODELO DE GESTÃO PÚBLICA

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Nelson Lambert de Andrade
Luan Moreira Machado
Leandro Alberto da Silva
Giselle Faria dos Santos

Abstract

This article addresses the theme of democratic management in public schools in the context of a new management model, called "New Public Management" (NPM) or "Managerialism". The objective is to discuss the implementation of the democratic management of the public school in this context of changes, with direct repercussions on the organization, the school structure and the administration. The concept implicit in the expression “democratic management” and mechanisms established in the LDB, nº 9394, of 1996, are addressed, given the fundamentals and processes of the NGP in motion. The possibilities of implementing democratic management in public education in the current scenario are discussed, based on the discussion of collective participation, the construction of dialogue, but also the clashes and divergences of the new form of school management. Methodologically, the article was elaborated from the bibliographic research and analysis of normative documents of education and presents important contributions for the managers and professionals of education who are in the exercise of teaching or school management. Aspects of democratic management are analyzed against aspects of a new public management in progress, in opposition to the old and obsolete bureaucratic model. It also highlights the principles and convictions of managerialism, placing on the agenda the occupation of the manager in educational institutions and his responsibilities and difficulties in the face of the new demands demanded by changes in the organization and school structure, implementation of new management practices.

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Nelson Lambert de Andrade, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1974) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Doutor em Educação - PUC SP. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Sapucaí. Professor Permanente do Mestrado em Educação. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Foi docente em Tempo Parcial do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade do Rio Verde - UninCor, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade, Administração, Educação, Qualidade e Autoavaliação Institucional. Integra o Banco de Avaliadores do SINAES (BASIS).É pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo Questões Atuais da PUC-SP. E do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GEPEG): Questões Contemporâneas de Ensino, Currículo, Avaliação e Gestão

Luan Moreira Machado, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Atualmente é um dos Contadores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria.

Leandro Alberto da Silva, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Formado em Engenharia Industrial Química pela USP - Escola de Engenharia de Lorena no ano de 2006, atualmente sou professor titular da escola SESI / SENAI na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais no qual já trabalho à 5 anos. Com experiência na área de Física e Química com ênfase em Física, já trabalhei na rede estadual, municipal e em colégios particulares, como o anglo, objetivo, CNEC e São José. Durante todo tempo de faculdade trabalhava dando aulas em escolas públicas e já trabalhava estagiiando em grandes fábricas como Unilever e Maxion, tendo como foco principal o papel do Engenheiro de Produção. Após o término da faculdade fui efetivado na empresa Unilever em São Paulo e posteriormente trabalhei como engenheiro na industria da YOKI em Pouso alegre. Participei de vários trabalhos voluntários como casa de abrigo de Lorena - SP e um projeto de cursinho para alunos carentes também em Lorena. Atualmente sou mestrando em educação e me dedico unica e exclusivamente a lecionar e aprender cada dia mais sobre a educação.

Giselle Faria dos Santos, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Sou mestranda do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí. Bacharel em Enfermagem pela mesma universidade. Técnica de Enfermagem, especializada em Enfermagem do Trabalho a Nível médio. Possuo experiência na área hospitalar e em empresas. No mestrado tive a oportunidade de construí dois artigos junto aos colegas e orientadores nesse semestre que aguardam submissão nas revistas, contribui na organização e apoio do primeiro encontro digital do nosso curso de metodologias ativas e ensino híbrido, onde envolveu professores de todos os níveis de ensino.

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