NOTES ON THE STUDY OF LAW IN THE CLASSICAL ERA integration between the natural and the positive in Plato and Saint Thomas Aquinas.
Main Article Content
Abstract
A perennial problem of Legal Philosophy, the relationship between Natural Law and Positive Law often are the object of disjunctive interpretations. The legal positivist view of famous separation thesis of Law and Morals predominates at universities, while authors of natural law do not properly interpretate legal positivism as well. However, there is a research gap: it’s important to address a new relationship’s perspective, from the origins of that key question. Based on the doctrines of Plato and Saint Thomas Aquinas, this article intends to revisit the problem by an introductory exam of natural justice and positive law’s relationship. The investigation focuses the early of Antiquity and late of Middle Ages whose time period encompasses the construction of Western canon. The research used bibliographic and dialectical methods. The results show that Natural Law and Positive Law must be articulated. Therefore, a great deal of attention must be paid about the pointing out of central theme’s interpretative keys, in the sense to overcome the excluding dichotomy that exists in discussions involving legal naturalism and legal positivism. Additional research about this topic could also explore and enrich this analysis.
Downloads
Article Details
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
References
AQUINAS, Saint Thomas. Commentary on Aristotle’s Nicomachean Ethics. Notre Dame: Dumb Ox Books, 1964.
AQUINO, São Tomás de. Suma teológica: a criação, o anjo, o homem: volume II: I parte: questões 44-119. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
______. Suma teológica: os hábitos e as virtudes, os dons do espírito santo, os vícios e os pecados, a lei antiga e a lei nova, a graça: volume IV: seção I da II parte: questões 49-114. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
______. Suma teológica: justiça – religião – virtudes sociais: volume VI: seção II da II parte: questões 57-122. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
______. O Ente e a Essência. Petrópolis: Vozes, 2014.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. A Justiça em Aristóteles. São Paulo: Almedina, 2016.
BOBBIO, Norberto. Jusnaturalismo e Positivismo Jurídico. Tradução de Jaime A. Clasen. São Paulo: Editora Unesp; Instituto Norberto Bobbio, 2016.
______. O Positivismo Jurídico: lições de filosofia do direito. Tradução e notas de Márcio Pugliese, Edson Bini e Carlos E. Rodrigues. São Paulo: Ícone, 2006.
FASSÒ, Guido. Storia della Filosofia del Diritto. Bari: Editori Laterza, 2001. v. 1.
FINNIS, John. Direito Natural em Tomás de Aquino: sua reinserção no contexto do juspositivismo analítico. Tradução de Leandro Cordioli. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2007.
GONZAGA, Alvaro Luiz Travassos de Azevedo. O Direito Natural de Platão na República e sua Positivação nas Leis. Orientador: Cláudio de Cicco. 2011. 174 f. Tese (Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5640. Acesso em: 2 jun. 2021.
LACERDA, Bruno Amaro. Direito Natural em Platão: as origens gregas da teoria jusnaturalista. Curitiba: Juruá, 2009.
MURPHY, Mark C. Natural Law in Jurisprudence and Politics. New York: Cambridge University Press, 2006.
PLATÃO. As Leis. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2021.
______. A República. Tradução e organização de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2018.
______. Protágoras. Tradução e organização de Daniel R. N. Lopes. São Paulo: Perspectiva, 2017.
______. Górgias. Tradução, ensaio introdutório e notas de Daniel R. N. Lopes. São Paulo: Perspectiva, 2016.
RICE, Charles E. Some reasons for a restoration of natural law jurisprudence. Wake Forest Law Review, Wiston-Salem, v. 24, n. 3, p. 539-571, 1989. Disponível em: https://bit.ly/3FILp4a. Acesso em: 23 May 2021.
ROMMEN, Heinrich A. The Natural Law: a study in legal and social history and philosophy. Indianapolis: Liberty Fund, Inc, 1998.
STRAUSS, Leo. Direito Natural e História. Tradução de Bruno Costa Simões. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2019.
MICHEL, Villey. Questões de Tomás de Aquino sobre Direito e Política. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2014.
______. A Formação do Pensamento Jurídico Moderno. Tradução de Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009.