ANÁLISE DO MACROAMBIENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2019v9n18p33-47Palabras clave:
Instituições de ensino superior, Macro ambiente, Crise econômicaResumen
Este artigo teve como propósito demonstrar os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer e analisar variáveis do macro ambiente, no qual se enquadram Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, a fim de perceber oportunidades e ameaças nele dispersas. A realização do estudo se deu devido à direção que tem tomado o ensino superior brasileiro nos últimos anos, sobretudo após aumento do número de vagas e intenso investimento governamental em financiamento estudantil, e a chegada da crise político-econômica. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória a respeito do panorama do ensino superior brasileiro. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o macro ambiente do ensino superior brasileiro vem sofrendo diversas e importantes transformações. Além disso, apontam para uma situação na qual se visualiza que o ensino superior brasileiro está passando por uma grande turbulência em função, especialmente, da redução de investimentos em educação e dos reflexos da crise econômica, representados pelo aumento das taxas de desemprego e perda de poder aquisitivo.
Descargas
Citas
AMORIN, L. Redes privadas de ensino se ganharam fortunas com o governo. Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1082/noticias /redes-privadas-de-ensino-ganharam-fortunas-com-governo. Acesso em: 02 mar. 2017.
BARAKAT, L. P.; SOUZA, G. F. M.; MADUREIRA, K. T.; GONÇALVES, C. A. O
Comportamento do Consumidor Adolescente em Relação à Escolha da IES sob
a Ótica da Teoria do Comportamento Planejado. In: Anais do VI COLÓQUIO
INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. Blumenau, 2006. 2017.
BLACKSHAW, P. O Cliente é quem manda: como ter sucesso num mundo em que os consumidores satisfeitos divulgam suas experiências para três pessoas e os insatisfeitos para três mil. 1 ed. São Paulo: Sextante, 2010.
DINIZ, A. L. M. Estratégias de gestão e organização empresarial. 1 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 3 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2004.
HOOLEY, G.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. São Paulo: IBGE, 2017. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 01 mai. 2017
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. Rio de Janeiro: INEP, 2016. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/>. Acesso em: 10 ago. 2016
MAINARDES, E. W. Atração e retenção de alunos em cursos de graduação em administração das instituições particulares de ensino superior de Joinville/SC. 2007.221f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau, 2007.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MATOS, J. G. R; MATOS, R. M. B.; ALMEIDA, J. R. Análise do ambiente corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações. 1 ed. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2007
PORTER, M. Competição. 1 ed. São Paulo: Campus, 2009.
SERASA EXPERIAN. Inadimplência atinge 9,4 milhões de jovens no Brasil. 2016. Disponível em: http://noticias.serasaexperian.com.br/blog/2016/05/24/inadimplencia-atinge-94-milhoes-de-jovens-no-brasil-revela-estudo-inedito-da-serasa-experian/. Acesso em 15 mar. 2017
SINDICATO DAS MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Mapa do ensino superior brasileiro. São Paulo: SEMESP, 2016. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/. Acesso em: 15 mar. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).