AS ESTRATÉGIAS DA PREVENÇÃO DO CRIME ATRAVÉS DO DESENHO URBANO - AMBIENTAL (CPTED) COMO ALTERNATIVAS À QUESTÃO DA ARQUITETURA DO MEDO
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2017v7n14p519-532Mots-clés :
Arquitetura do medo, Bento Ferreira, Santo Antônio dos Prazeres.Résumé
O presente estudo traz um comparativo em torno da problemática da criminalidade violenta e seu papel na modificação da arquitetura em dois bairros localizados em cidades distintas, porém com adversidades semelhantes: Bento Ferreira em Vitória - ES e Santo Antônio dos Prazeres - BA. A interpretação das relações de materialização e forma que cada comunidade desenvolve para tentar mitigar o medo da violência urbana é fundamental para compreender as soluções encontradas por regiões distintas à mesma diversidade. Partimos da premissa de que a violência urbana está influenciando as formas e construção da cidade, sobretudo, nos espaços residenciais. A análise desenvolvida é baseada nos perfis socioeconômicos e variáveis importantes de ambas localidades aqui discriminadas, juntamente com o mapeamento e levantamento fotográfico, que são imprescindíveis para a caracterização da configuração espacial e identificação das inserções de dispositivos de autoproteção utilizados pelos habitantes dos bairros, para garantir segurança que acabam por modificar a paisagem urbana existente. A partir do estudo desenvolvido é possível compreender preliminarmente os principais fatores que influenciam de forma recíproca a relação cidade/violência.
Téléchargements
Références
BONDARUK, Roberson. (2007). A prevenção do crime através do desenho urbano. Curitiba - PR: Edição do Autor.
CALDEIRA, Teresa. (2000). Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. 2. ed. São Paulo - SP: Edusp.
FOUCAULT, Michel. (1987). Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2007). Regiões de influência das cidades. Coordenação de Geografia. In: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/regic.shtm?c=7
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo 2010. In: http://censo2010.ibge.gov.br/
JACOBS, Jane. (2000). Morte e vida de grandes cidades. São Paulo - SP: Martins Fontes.
LIRA, Pablo. (2014). Geografia do crime e Arquitetura do medo: Uma análise da Criminalidade Violenta e das Instâncias Urbanas. Vitória, ES: Gráfica e Editora GSA.
LYRA, Ana Paula. (2015). Estratégias socioambientais para inibição de ações antissociais: um estudo de caso do Bairro Bento Ferreira e seu entorno, Vitória, ES. Projeto de Pesquisa Institucional. Vila Velha: UVV/FAPES.
NEWMAN, Oscar. (1996) Creating defensible space. Washington, EUA: Department of Housing and Urban Development Office of Policy Development and Research, In: http://www.huduser.gov/publications/pdf/def.pdf
SANTOS NEVES, João Marques dos. (2016) Arquitetura do Medo e seus reflexos no espaço urbano de Feira de Santana: O caso do Bairro Santo Antônio dos Prazeres. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais e Licença Creative Commons
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Editora PUC Minas. Solicita-se ao (s) autor (es) assinalar (em) o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais à Editora PUC Minas, a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto e de sua exclusividade de publicação em Percurso Acadêmico e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.
Percurso Acadêmico é uma obra licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).
Declaração de Direito Autoral
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Percurso Acadêmico - Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Percurso Acedêmico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-gerente. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Percurso Acadêmico está licenciada sob uma
LICENÇA CREATIVE COMMONS:
Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0).