A APOSENTADORIA NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2236-0603.2021v11n21p47-66Mots-clés :
Aposentadoria, Professores, Ensino superior, Programas de preparo para a aposentadoriaRésumé
O trabalho muitas vezes ocupa um lugar central na vida dos indivíduos. Isso se torna ainda mais evidente nas profissões que apresentam importante papel social e requerem grande potencial criativo e aptidão, como é o caso dos profissionais docentes. Nesse contexto, o processo de transição para a aposentadoria pode ser bastante desafiador devido ao grande número de mudanças que ocorre na rotina dos trabalhadores e dos estigmas que acompanham a condição de aposentado. Muitos estudos vêm buscando avaliar o impacto da aposentadoria na vida dos indivíduos e alguns fatores que têm sido apontados como mais importantes na vida pós carreira são: os aspectos financeiros, as alterações na rotina, as mudanças no padrão de ocupação do tempo e outros. Para amenizar os efeitos negativos dessa transição, algumas empresas e instituições têm empregado programas de preparo para a aposentadoria (PPAs) a fim de auxiliar seus funcionários a se prepararem para essa fase e sentirem menos os efeitos negativos da vida pós carreira. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar a visão de professores do ensino superior aposentados sobre a vida pós carreira. Para atender a esse objetivo, foram entrevistados sete professores aposentados de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados deste estudo apontaram uma visão bastante variada por parte dos professores entrevistados com relação aos impactos e mudanças trazidos pela aposentadoria. Como aspectos positivos, as respostas evidenciaram uma grande valorização pela maior disponibilidade de tempo para usufruir com a família e lazer na aposentadoria. Em contrapartida um importante aspecto negativo ressaltado pelos entrevistados foi o impacto negativo na vida financeira encontrado na vida pós carreira.
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